Com a qualidade e inovação em conjunto, as organizações conseguem alcançar a excelência operacional e adaptar-se de forma mais rápida às mudanças do mercado, criando novas oportunidades e acrescentando valor para os seus clientes.


A solução certa para cada sector

Na SIA, trabalhamos lado a lado com empresas de diversos setores, oferecendo soluções personalizadas em gestão da qualidade e de inovação. Com enfoque na melhoria contínua, na simplificação e na eficiência dos processos, ajudamos as organizações a implementar sistemas de gestão que não apenas garantem a conformidade com normas e regulamentos, mas que também impulsionam o crescimento e a competitividade. Através de uma abordagem estratégica, apoiamos a otimização de operações, a redução de custos e o aumento da satisfação dos clientes, permitindo que as empresas alcancem novos patamares de excelência.

A qualidade nas organizações refere-se à capacidade de fornecer produtos e serviços que satisfaçam ou superem as expectativas dos clientes, garantindo a conformidade com normas e critérios deifinidos. Um sistema de gestão da qualidade contribui para a melhoria contínua dos processos internos, para uma maior eficiência, e para a redução de custos e aumento da satisfação dos clientes.

A inovação, por seu lado, é o motor que impulsiona o desenvolvimento e a competitividade. Nas organizações, a inovação envolve a introdução de novos produtos, serviços ou a melhoria significativa dos existentes, ou dos processos existentes. As empresas que incentivam a criatividade e a procura de novas soluções são capazes de se adaptar às mudanças e diferencia-se no mercado onde atuam.


Conheça em detalhe os nossos serviços

SISTEMA DE GESTÃO

Os sistemas de gestão são ferramentas essenciais para otimizar processos empresariais, aumentando a eficiência e reduzindo custos.

Eles integram diferentes áreas da empresa, como finanças, recursos humanos e produção, facilitando a tomada de decisões estratégicas com base em dados precisos e em tempo real.

A SIA oferece serviços de consultoria especializados para apoiar as organizações na implementação de Sistemas de Gestão, abrangendo diversos referenciais normativos, bem como na preparação para a certificação desses sistemas. Nosso objetivo é garantir que as empresas alcancem excelência operacional, conformidade com a legislação e melhoria contínua das suas atividades.

 

Objetivos

  1. Implementação de Sistemas de Gestão: Apoiar as organizações na implementação de Sistemas de Gestão alinhados com os referenciais normativos aplicáveis.
  2. Preparação para Certificação: Preparar a empresa para a certificação de seus Sistemas de Gestão, garantindo que todos os requisitos normativos são cumpridos.
  3. Auditorias de Sistemas de Gestão: Realizar auditorias internas e de conformidade para assegurar a eficácia dos Sistemas de Gestão implementados.

 

Referenciais Normativos Abrangidos:

– Qualidade (ISO 9001): Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade para melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

– Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457 ou ISO 56002): Estabelecimento de Sistemas de Gestão de IDI para fomentar a inovação e o desenvolvimento contínuo.

– Continuidade do Negócio (ISO 22301): Implementação de Sistemas de Gestão para a Continuidade do Negócio.

 

O serviço de consultoria da SIA para implementação de Sistemas de Gestão e realização de auditorias garante uma abordagem completa, personalizada e integrada para ajudar as empresas a alcançar a conformidade com os referenciais normativos.

A SIA realiza auditorias internas a sistemas de gestão, visando avaliar e garantir a conformidade com os referenciais normativos, e a melhoria contínua das atividades e processos. A SIA possui uma bolsa de auditores com competência e experiência em diversas normas e referenciais, para garantir que o processo de auditoria é efetuado de forma detalhada e objetiva, e que permita fornecer os insights relevantes para a melhoria contínua dos sistemas de gestão da Organização.

A SIA tem auditores e ou verificadores com competência nos seguintes referenciais:

– Qualidade (ISO 9001).

– Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457 ou ISO 56002).

– Continuidade do Negócio (ISO 22301).

 

Por vezes as organizações necessitam, numa fase preliminar, ou não, determinar o estado do cumprimento da Organização à luz de um determinado referencial. Esta avaliação de diagnóstico denominada Gap Analysis permite tirar uma fotografia ao estado atual de uma organização, identificando os gaps para o referenciais ou referenciais diagnosticados e desenvolver um roadmap, com as ações e investimentos, para ajustar o sistema de gestão para a conformidade com o referencial em análise.

 

Tendo em conta que a maior parte destas áreas do conhecimento estão regulamentadas, a SIA efetua avaliações de conformidade legal. Poderá ver esses serviços em detalhe em na nossa área de especialização, de Compliance.

ESTUDOS E CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Num cenário regulamentar cada vez mais complexo, as organizações enfrentam dificuldades crescentes para manter recursos internos dedicados ao cumprimento de determinados aspetos legais, nomeadamente a obtenção de autorizações e outras licenças. Como alternativa, a SIA realiza um conjunto de estudos e consultoria especializada que visam suportar cada empresa, para se manter em conformidade com os requisitos legais, permitindo que se concentre no seu negócio.

FORMAÇÃO

Na SIA, acreditamos que a formação contínua é a chave para o sucesso. Por isso, nas nossas áreas de atuação oferecemos diversos cursos de formação, que abrangem tanto programas personalizados quanto opções de catálogo, para ir de encontro às necessidades específicas de cada organização e pessoa.

Entre em contacto connosco sobre a nossa oferta formativa e como podemos ir de encontro às suas necessidades de formação.

Fale com o especialista!

António Frutuoso
Especialista sistemas de gestão
antonio.frutuoso@sia.pt
Tel: +351 229 383 535

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