A nossa abordagem holística abrange todas as áreas regulatórias, assegurando que sua empresa esteja em total alinhamento com as normas e diretrizes aplicáveis. No contexto atual, em mutação constante, é necessário identificar e monitorizar as leis e regulamentos específicos com impacto nas organizações, e nas suas operações, avaliar o seu estado de conformidade legal e implementar as melhores práticas para mitigação dos eventuais riscos. Recorrendo à ferramenta SIAWISE, os nossos especialistas estão preparados para fornecer orientação contínua e relatórios detalhados de acompanhamento, ajudando sua organização a manter-se atualizada e em conformidade em todos os aspetos legais.
SIAWISE | A solução certa para cada setor.
É crucial para minimizar riscos, proteger a reputação da empresa e assegurar operações transparentes e responsáveis, promovendo maior confiança entre partes interessadas. O SIAWISE é a mais completa, intuitiva e eficaz ferramenta de gestão de legislação, com acesso permanente a documentos legais, e que permiteidentificar a legislação aplicável à sua Organização e avaliar o seu estado de conformidade legal assim como publicar os respetivos relatórios de acompanhamento.
Conheça outros serviços
SISTEMAS DE GESTÃO
Para apoio à gestão, e integrados nos sistemas de gestão, a SIA desenvolve serviços de apoio, de maior ou menor complexidade, adaptados a cada organização e ao seu contexto.
O serviço de Avaliação de Conformidade Legal é essencial para garantir que uma Organização está em plena conformidade com as respetivas obrigações legais aplicáveis. Este serviço envolve uma análise detalhada e sistemática das operações, processos e práticas da Organização para identificar áreas que necessitam de ajustes ou melhorias para cumprir as exigências legais.
Os nossos auditores efetuam uma auditoria abrangente, analisando a legislação relevante para seu setor e mapeando os requisitos legais específicos que sua organização deve atender.
O processo de Avaliação de Conformidade Legal inclui:
- Análise de Conformidade: Verificação minuciosa das práticas em comparação com os requisitos legais aplicáveis.
- Relatórios Detalhados: Elaboração de relatórios claros e detalhados, destacando as eventuais não conformidades e oportunidades de melhoria.
Complementarmente, a SIA pode ainda desenvolver planos de ação adaptados para abordar as lacunas identificadas, bem como dar apoio na implementação de soluções.
Serviço de consultoria e suporte especializado na implementação de normas de sistemas de gestão, seja para a obtenção de certificação ou não. Com uma vasta experiência acumulada ao longo de muitos anos, estamos prontos para ajudar sua organização a estabelecer sistemas de gestão eficientes e eficazes. A nossa competência é o acumulado de dezenas e projetos implementados, por vários técnicos especialistas da SIA, em áreas como a qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, energia, segurança alimentar, segurança da informação, responsabilidade social, IDI, sustentabilidade, entre ouras, que poderá ver em detalhe em cada uma das nossas áreas de especialização.
O nosso apoio embora abrangente é personalizado para cada Organização. Recorrendo a modelos agile trabalhamos ao lado das equipas de cada Organização, com entregas contínuas ajustando o calendário, plano e recurso ao prazo de cada projeto. Embora a meta seja garantir que o sistema de gestão esteja de acordo com as normas aplicáveis, temos como objetivo capacitar a organização para que possa manter o sistema de gestão de forma autónoma.
Tendo em conta a nossa experiência, com um sucesso integral em projetos anteriores, também nos permite apoio na reestruturação de sistema de gestão, seja na simplificação ou na respetiva digitalização do mesmo.
A SIA realiza auditorias internas a sistemas de gestão, abrangendo uma ampla gama de normas associadas a diversos temas cruciais para as organizações. Assim, a SIA efetua auditorias internas a sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, energia, segurança alimentar, segurança da informação, responsabilidade social, IDI (Inovação, Desenvolvimento e Investigação) e sustentabilidade.
Os nossos auditores possuem uma vasta experiência, acumulada ao longo de muitos anos, com cada auditor com dezenas, se não centenas de dias de auditoria. Essa experiência permite-nos conduzir as auditorias com o propósito crucial de identificação oportunidades de melhoria para que cada sistema seja eficiente e eficaz, não perdendo o foco da garantia, que todos os requisitos das normas auditados estão a ser cumpridos.
Muitas vezes, as empresas precisam avaliar até que ponto cumprem uma determinada norma ou referencial. Para isso, o serviço de Gap Analysis torna-se uma ferramenta essencial. Permite identificar as lacunas existentes, no estado atual da organização e os requisitos estabelecidos na norma ou referencial em questão.
Um Gap Analysis é crucial para definir um plano de ações e um plano de investimentos, obrigatórios para alcançar a conformidade. Esse processo sistemático e detalhado ajuda a empresa a entender claramente onde estão os gaps e quais ações necessárias para os suprir.
Embora os Gap Analysis sejam frequentemente associados à identificação de gaps de cumprimento de normas, como ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente) ou ISO 45001 (segurança e saúde no trabalho), eles também podem ser aplicados a outros referenciais importantes para a organização. Isso inclui padrões de segurança da informação, responsabilidade social, segurança alimentar, CSRD, entre outros.
Através de Gap Analysis, uma Organização fica com o conhecimento profundo das suas práticas atuais e pode desenvolver o caminho para atingir e manter a conformidade, garantindo operações mais eficientes, seguras e alinhadas com as melhores práticas do mercado.
ESTUDOS E CONSULTORIA ESPECIALIZADA
Num cenário regulamentar cada vez mais complexo, as organizações enfrentam dificuldades crescentes para manter recursos internos dedicados ao cumprimento de determinados aspetos legais, nomeadamente a obtenção de autorizações e outras licenças. Como alternativa, a SIA realiza um conjunto de estudos e consultoria especializada que visam suportar cada empresa, para se manter em conformidade com os requisitos legais, permitindo que se concentre no seu negócio.
O serviço de Due Diligence foi concebido para ir de encontro às necessidades específicas de conformidade e de transações empresariais, fornecendo uma análise minuciosa e detalhada do estado de uma determinada empresa, estabelecimento ou atividade. Entre outros, a realização de uma due dilligence pode ser efetuada:
– Para cumprir com as exigências da nova Diretiva CS3D
A Diretiva CS3D (Corporate Sustainability Due Diligence Directive) exige que as empresas efetuem a avaliação do cumprimento com as novas regras de sustentabilidade. Embora apenas seja aplicável de forma direta a muito grandes empresas, pode ter repercussões para outras empresas na cadeia de valor daquelas, sejam grandes empresas como as PME.
– Nos Casos de Aquisição ou Venda de uma Empresa:
A Due Diligence é crítica em transações, de aquisição ou venda de empresas, para assegurar que todas as informações relevantes sejam completamente avaliadas. O serviço de Due Diligence inclui a verificação da conformidade com todas as regulamentações aplicáveis, incluindo aspetos ambientais, de saúde e segurança, e práticas de governança.
Este processo é crucial para garantir que todas as informações relevantes sejam conhecidas, permitindo uma tomada de decisão informada e mitigando possíveis riscos futuros. Assim, a due diligence protege os interesses dos investidores e garante a transparência e integridade da transação.
A SIA possui vasta e comprovada experiência na realização de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), destacando-se pelo sucesso de todos os estudos conduzidos, que receberam pareceres favoráveis das autoridades competentes. Esse histórico é resultado do compromisso da SIA com a excelência técnica e a conformidade rigorosa com os padrões regulamentares, utilizando as metodologias adequadas para avaliar todos os possíveis efeitos ambientais de cada projeto.
Cada EIA, na medida da definição de âmbito conduzida, envolve uma análise abrangente dos aspetos ambientais como qualidade do ar, recursos hídricos, solo, biodiversidade, e mais, garantindo que todos os potenciais impactes ambientais são considerados. A abordagem colaborativa e personalizada da SIA, que adapta suas análises às especificidades de cada empreendimento, é um fator chave para os resultados obtidos. Além disso, um rigoroso processo de revisão interna assegura a precisão e conformidade dos EIA antes da submissão às autoridades.
A SIA também oferece ainda suporte durante todo o processo de avaliação, com suporte a eventuais consultas de autoridades e fornecendo a informação adicional, de acordo com o necessário.
Em Portugal, as empresas que realizam diferentes tipos e dimensões de atividades podem precisar de licenciamento industrial, ambiental ou outros licenciamento específicos. A SIA oferece um serviço completo de licenciamento, começando com uma avaliação detalhada das atividades da organização para identificar todas as licenças necessárias. Isso inclui a condução de estudos complementares, como estudos de impacto ambiental e avaliações de risco, para garantir que todos os requisitos legais são cumpridos.
A SIA integra esses estudos na instrução dos processos de licenciamento, assegurando que todos os documentos são preparados conforme o definido na legislação ou pelas autoridades competentes. A SIA, na medida do possível, trabalha em colaboração com aquelas autoridades para garantir que todos os aspetos do processo de licenciamento sejam tratados de forma eficaz, desde a submissão inicial até a obtenção final de cada autorização.
Faz parte do serviço um apoio contínuo ao longo de todo o processo, incluindo a comunicação com as autoridades, a resposta a pedidos de esclarecimento e eventuais ajustes necessários ao processo instruído. Com a implementação de plataformas digitais para a instrução dos processos, qualquer processo de licenciamento é mais moroso e sujeito a constrangimentos, no entanto, o objetivo da SIA mantém-se, minimizar atrasos e garantir a conformidade de cada processo.
Em Portugal, em determinados regimes regulamentares é exigido ou é possível que, sejam realizadas verificações por verificadores qualificados por parte da a APA (Agência Portuguesa do Ambiente). A SIA possui nos seus quadros verificadores qualificados pela APA para:
– Verificação SGSPAG,
– Verificação Pós-AIA e,
– Verificação PCIP.
A Verificação SGSPAG (Sistema de Gestão de Segurança para Prevenção de Acidentes Graves) é um processo de auditoria ao Sistema de Gestão de Segurança para Prevenção de Acidentes Graves.
A Verificação Pós-AIA é realizada após a conclusão de projetos sujeitos a uma Avaliação de Impacte Ambiental, para garantir que todas as condições e medidas mitigadoras estabelecidas no processo de AIA estão sendo efetivamente implementadas e mantidas.
A verificação PCIP tem por objetivo a validação dos relatórios, dados ou informações relativas à monitorização das emissões das instalações sujeitas à PCIP, pontos de situação de implementação e manutenção de MTD, reportados anualmente à APA. À data, esta informação é reportada em sede de Relatório Ambiental Anual (RAA).
A legislação nacional e da União Europeia, especialmente na área de ambiente, exige cada vez estudos, relatórios e informações detalhadas das empresas. Estes requisitos legais podem ser desafiadores para as organizações e serem resolvidos internamente. Para ajudar na resposta a estas exigências e assegurar a conformidade contínua, a SIA dispõe na sua equipa técnicos especialistas e com experiência para a realização destes serviços. Incluem-se nestes serviços, a realização de relatórios ambientais anuais, registo PRTR, determinação de altura de chaminés, entre outros.
FORMAÇÃO
Na SIA, acreditamos que a formação contínua é a chave para o sucesso. Por isso, nas nossas áreas de atuação oferecemos diversos cursos de formação, que abrangem tanto programas personalizados quanto opções de catálogo, para ir de encontro às necessidades específicas de cada organização e pessoa.
Entre em contacto connosco sobre a nossa oferta formativa e como podemos ir de encontro às suas necessidades de formação.